Buscamos para o projeto um partido que, além de suprir integralmente o programa exigido em edital, estivesse em conformidade com o contexto urbano e cultural de São Francisco de Paula. Assim sendo, algumas diretrizes foram fundamentais:
Integramos o conjunto à paisagem da cidade de modo a dialogar com o gabarito majoritário até três pavimentos. Respeitamos a verticalidade simbólica da torre da Igreja Matriz, não excedendo três pavimentos na edificação a partir da Rua José Bonifácio. Mantivemos as duas araucárias como exemplo da importância da preservação dessa espécie, símbolo de toda a
região. As análises bioclimáticas nortearam o partido em busco da eficiência e conforto térmico e lumínico do conjunto.
O perfil natural do lote evidencia dois níveis de acesso. Portanto, temos dois térreos: térreo superior, com acesso pela Rua José Bonifácio e térreo inferior, com acesso pela rua Três de Outubro junto à edificação preservada e as duas araucárias do lote. Interligamos estes dois térreos por meio de rasgos iluminados e ventilados, possibilitando fluidos espaços de convivência. Seus pisos vêm desde as áreas externas, praça e passeio, conduzindo os usuários até o interior da edificação, estabelecendo uma ideia de chão público em dois níveis.
Pensamos a intervenção na rua José Bonifácio como sendo extensão do lote até o primeiro nível da Praça Capitão Pedro da Silva Chaves. Junto ao conjunto de árvores ali existentes, criamos uma faixa de mobiliários e ambientes de estar. Entre esta faixa e o lote surge o largo, equipado com esperas no piso para instalação de coberturas efêmeras. Este largo, coberto ou
descoberto, possibilita espaços para práticas sociais e culturais para São Francisco de Paula.
Acesso Principal: Hall nível térreo superior. Ali localizamos os espaços do saber: o saber teórico, Biblioteca, e o saber prático, Laboratórios; A partir do hall, acontecem em dois níveis, os principais lugares de convívio do programa. No térreo inferior optamos pelo auditório, a área administrativa e a cantina, localizada na edificação preservada. O espaço educacional, as salas de aula, estão locadas em dois pavimentos metálicos horizontais que “planam” sobre o conjunto. Os espaços servente, banheiros, depósitos, vestiários e infraestruturas, acompanham todos os pavimentos do miolo fundo do lote, de modo a não ganhar protagonismo visual no conjunto.
Edifício pensado de modo a abrigar diversos usos. Divisórias modulares para modificações de espaços, mobiliários com rodízios para os arranjos de leiautes. Instalações prediais e de infraestrutura foram pensadas em forro e piso elevado, facilitando alterações de usos.
Norteamos nosso partido por uma série de estratégias que visam alto nível de eficiência e desempenho ambiental, obrigações das edificações no mundo contemporâneo
Pensamos todo conjunto visando uma obra organizada, eficiente, e com redução estratégica das ações construtivas, minimizando custos. A opção por três pavimento elimina reservatório inferior, permite o uso de escada comum e elimina a necessidade de escada enclausurada. Optamos por um sistema estrutural misto, com estrutura em concreto nos dois pavimentos térreos, pelas contenções de terra e proximidade com o solo e passamos para o aço nos pavimentos das salas, possibilitando vencer vãos maiores e conseguir planta livre.